Voltar

Dia de Campo apresenta resultados na integração lavoura-pecuária

Foto: Joseani M. Antunes

Joseani M. Antunes - Mais de 800 pessoas são esperadas na Fazenda Librelotto

Mais de 800 pessoas são esperadas na Fazenda Librelotto

O Dia de Campo Integração Lavoura-Pecuária chega a 10ª edição em Boa Vista das Missões, RS, nesta quarta-feira, dia 16/08. Modelo de integração, a Fazenda Librelotto vai apresentar os resultados alcançados com o sistema ILP.

A família Librelotto trabalha com a produção de grãos e engorda de bovinos em Boa Vista das Missões/RS. A mudança no sistema aconteceu em 2007, quando o produtor Ivonei Librelotto buscou ajuda da Embrapa para planejar o melhor aproveitamento da propriedade, com 110 hectares e plantel entre 80 e 120 bovinos. “O sistema estava resultando em prejuízos. Precisávamos mudar o foco para viabilizar a produção, tanto de carne quanto de grãos”, conta Librelotto. 

O sistema de produção incluiu o trigo e o milho na rotação de culturas. As mudanças promovidas há quase dez anos resultaram no aumento da produtividade de grãos (verão e inverno) em 4 vezes e a produção de carne aumentou em 8 vezes, com planejamento forrageiro e investimento em genética. O saldo negativo deu lugar a lucratividade média de R$ 3.222,00 por hectare.

Modelo na produção de leite, a Fazenda Busanello também investiu na produção de cereais de inverno na alimentação do plantel. Até 2010, a propriedade contava com 25 vacas em lactação, hoje, o aprimoramento na nutrição permite trabalhar com 50 animais. A produtividade de 28 litros por vaca/dia também é resultado da seleção genética com vacas holandesas melhoradas há quase 30 anos.

Além de cases dos produtores, também serão apresentados no Dia de Campo os seguintes temas: BRS Pastoreio (Sementes Cometa e Fazenda Librelotto), Proteção de Plantas (Agrobon e Dow), Solo – conservar para produzir (Embrapa Trigo e Emater/RS), Ganho de peso em pastagens de trigo (UFSM), Grãos e silagem de cereais de inverno (Embrapa Trigo e Emater/RS). 

O Dia de Campo ILP inicia às 8h, no dia 16/08, na Fazenda Librelotto, em Boa Vista das Missões, RS. Na noite anterior, dia 15/08, acontece o Encontro Técnico “Sistemas de produção sustentáveis”, a partir das 19h, no Clube Atlético Boa Vista, com  duas palestras: “Compactação do solo – origem, riscos e soluções”, com o pesquisador da Embrapa Trigo José Eloir Denardin; e a Experiência dos produtores Humberto Falcão e Ivonei Librelotto.
 

Joseani M. Antunes (MTb 9693/RS)
Embrapa Trigo

Telefone: +55 54 3316-5860

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens