Voltar

Dia de campo e capacitação destacam tecnologias de ILPF para agricultura familiar no Pantanal mato-grossense

Foto: Bruno Lemos

Bruno Lemos -

No próximo dia 6 de dezembro, a parceria entre Embrapa Agrossilvipastoril, Empaer, Senar-MT e Rede ILPF promoverá, no campo experimental da Empaer, em Cáceres (MT), o 4º Dia de campo da integração lavoura-pecuária-floresta no bioma Pantanal mato-grossense.  O evento terá demonstrações tecnológicas destinadas à agricultura familiar na região.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no dia e local do evento, a partir das 8h. O dia de campo é aberto para qualquer pessoa interessada, mas é direcionado a produtores rurais, profissionais de assistência técnica e extensão rural e estudantes.

A abertura do dia de campo está prevista para às 8h30. A programação terá quatro estações de campo, nas quais os participantes, divididos em grupos, acompanharão palestras e demonstrações práticas.

Entre os temas abordados estão sistemas ILPF focados na agricultura familiar para o Pantanal mato-grossense; novas forrageiras lançadas pela Embrapa; estratégias de produção de alimentos para período seco em sistemas ILPF; critérios ambientais e econômicos para escolha do componente arbóreo em sistemas integrados; corte, tratamento e precificação de mourões de eucalipto; e as principais estratégias de subsistência para agricultura familiar do Pantanal mato-grossense.

Esta é a quarta edição do dia de campo sobre ILPF no Pantanal de Mato Grosso, mas a primeira na área da Empaer. Os eventos anteriores foram realizados no campus do no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) em Cáceres, onde está instalada uma Unidade de Referência Tecnológica de ILPF.

Capacitação em ILPF
Na véspera do dia de campo, na quarta-feira, dia 5 de dezembro, será realizado, no IFMT, campus de Cáceres, o quinto módulo da capacitação continuada de técnicos da região do Pantanal mato-grossense em ILPF.

A programação terá uma parte teórica e outra prática, culminando no dia de campo. A carga horária total é de 12 horas e será emitido certificado de participação.

Neste encontro serão abordados o sistema de avaliação e monitoramento de árvores na ILPF (SIS ILPF), desenvolvido pela Embrapa Florestas, e também resultados do componente florestal na Unidade de Referência Tecnológica de ILPF em Cáceres.

Em uma atividade de campo será abordado o diagnóstico, adubação, controle de plantas daninhas e manejo de pastagem dentro de sistemas integrados.

A capacitação é destinada a profissionais de assistência técnica e extensão rural, produtores rurais e estudantes de graduação cursando o último ano. Interessados devem enviar e-mail para flavio.wruck@embrapa.br.

Gabriel Faria (mtb 15.624 MG JP)
Embrapa Agrossilvipastoril

Contatos para a imprensa

Telefone: 66 3211-4227

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/