Voltar

ILPF: dia de campo mostra aproveitamento de dejetos em sistemas integrados de produção

Foto: Divulgação

Divulgação -

O aproveitamento de resíduos animais, como cama de aviário e dejetos, pode reduzir em 22% os custos com fertilizantes na produção de grãos e pastagens. Apresentar boas práticas de adubação em sistema de Integração Lavoura-pecuária-floresta é o objetivo do 2º Dia de Campo ILPF, que acontece de 21 a 23 de fevereiro, durante a programação da Tecnoeste, em Concórdia, SC.

A programação do Dia de Campo acontece na unidade de experimentação em integração lavoura-pecuária-floresta instalada no Instituto Federal Catarinense (IFC-campus Concórdia). De acordo com o pesquisador do IFC, Paulo Hentz, a área de ILPF conta com nove hectares onde ocorre a avaliação no uso de fertilizantes orgânicos sobre culturas de grãos e pastagens. Os resultados mostram o potencial do uso de fertilizantes orgânicos: custos de adubação 22% menores com o uso de dejetos suínos e 18% menores com a cama de aves, quando comparado ao preço da adubação mineral.

As apresentações no evento serão voltadas para a gestão na aplicação de cama ou dejeto em sistemas de produções (plantio direto, ILPF e pastagens), com atividades em turno integral (8h às 18h dias 21 e 22; e 8h às 12h no dia 23). A promoção é da Rede de Fomento ILPF, Instituto Federal Catarinense e Embrapa (unidades Trigo e Suínos e Aves). 

Joseani M. Antunes (MTb 9693/RS)
Embrapa Trigo

Telefone: +55 54 3316-5860

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/