Voltar

ILPF nos lançamentos da Embrapa na Expodireto

Foto: Divulgação

Divulgação - Aplicativo ajuda no planejamento forrageiro

Aplicativo ajuda no planejamento forrageiro

O aplicativo Pastejando é destaque nos lançamentos da Embrapa na Expodireto Cotrijal 2018. A ferramenta foi desenvolvida para telefones celulares para auxiliar o produtor no planejamento forrageiro em sistemas de Integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). O segundo lançamento da Embrapa é a publicação Informativo do Observatório da Bovinocultura de Corte do Rio Grande do Sul, que visa disponibilizar um conjunto de informações para suporte à tomada de decisão no setor pecuário. Os lançamentos estão marcados para o dia 6 de março, às 11h, no estande da Embrapa na Expodireto, em Não-Me-Toque, RS.

O aplicativo Pastejando foi desenvolvido pela Embrapa Clima Temperado em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (Faculdade de Ciência da Computação e a empresa júnior pré-incubada Hut8) para ajudar o produtor no planejamento forrageiro na produção agropecuária. 

O analista de transferência de tecnologia da Embrapa Clima Temperado (RS) Sergio Elmar Bender explica que o aplicativo faz os cálculos automaticamente para o usuário, sendo necessários apenas o registro de informações e o acompanhamento mês a mês. "A ferramenta realiza os cálculos baseada no peso dos animais e na área de produção de pastagens. Por isso, é muito importante o cadastramento correto dos dados, pois o aplicativo indicará o alcance de sucesso ou insucesso da produção e do desenvolvimento do rebanho. O Pastejando irá prever possíveis dificuldades, o que permitirá antecipar soluções”, detalha.

Saiba mais sobre o aplicativo no site da Embrapa.

Pecuária de Corte

O Informativo do Observatório da Bovinocultura de Corte do Rio Grande do Sul, fruto da parceria entre a Embrapa Pecuária Sul e o Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (Nespro), da Faculdade de Agronomia da UFRGS, tem como objetivo disponibilizar um conjunto de informações a respeito da pecuária aos integrantes da cadeia produtiva da carne bovina, dando suporte às formulações de políticas públicas e as tomadas de decisões setoriais ligadas à pecuária de corte. O documento apresenta a pecuária gaúcha em números, constituindo-se um objeto descritivo e analítico da Bovinocultura de Corte. Esta parceria está sendo ampliada por meio de cooperação técnica com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS (SEAPI). 

Vitrine ILPF

Na Embrapa, um espaço está destinado a demonstrar as combinações entre espécies para Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Mais de vinte unidades da Embrapa desenvolvem tecnologias para ILPF visando versatilidade ao sistema de produção, permitindo que componentes culturais, econômicos e ambientais sejam considerados na adequação com a realidade regional. 

Na Expodireto deste ano, o produtor pode conhecer cultivares de panicum (BRS Quênia), braquiária (BRS Ipyporã), sorgo silageiro (BRS 658), milheto (BRS 1503), trigos para alimentação animal (BRS Pastoreio e BRS Tarumã), trevo-branco (BRS URS Entrevero) e trevo-vesiculoso (BRS Piquete), cornichão (URS BRS Posteiro), aveia (URS S Fleteé) e capim-sudão (BRS Estribo).  “Vamos mostrar uma dúzia de opções para o melhor o desempenho dos  sistemas de produção agropecuária, com ênfase na redução de custos com alimentação, por meio de alternativas forrageiras para minimizar os períodos críticos de disponibilidade de alimentos em pastagens”, conta o pesquisador da Embrapa Trigo Renato Fontaneli, que coordena o projeto ILPF nos estados do RS e SC.

Fórum Florestal

Durante a Expodireto acontece o 11º Fórum Florestal do RS, marcado para o dia 8 de março, às 9h, no Auditório Central. Na programação, a Embrapa Floresta participa com duas palestras destacando o potencial do componente florestal em sistemas de integração lavoura-pecuária, incluindo os benefícios de conforto animal via sombra (arborização de pastagens) e a agricultura de baixo carbono.
 

11º FÓRUM FLORESTAL DO RS
Dia 8 de março, às 9h, no Auditório Central

9h – Abertura

9h30 – Painel 1 – Potencial das florestas e a agricultura de baixo carbono
Palestra Agricultura de Baixo Carbono – conceitos, tecnologias e potencial das florestas na mitigação dos gases de efeito estufa
Marcos Rachwal – Embrapa Florestas

10h30 – Painel 2 – Integração lavoura-pecuária-floresta – ILPF
Palestra Componente Florestal em ILP (ênfase em arborização de pastagens)
Emiliano Santarosa – Embrapa Florestas

Joseani M. Antunes (MTb 9693/RS)
Embrapa Trigo

Contatos para a imprensa

Telefone: +55 54 3316-5860

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens