Voltar

Simpósio discute desafios de sistemas integrados

Foto: Laura Souza Pereira

Laura Souza Pereira - Simpósio sobre ILPF reúne cerca de 80 pessoas

Simpósio sobre ILPF reúne cerca de 80 pessoas

Cerca de 80 pessoas participaram do III Simpósio de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) do estado de São Paulo nos dias 01 e 02 de dezembro em São Carlos (SP). O evento foi realizado pela Embrapa Pecuária Sudeste em parceria com o Grupo de Estudos Luiz de Queiroz (GELQ).

Produtores, técnicos, pesquisadores e estudantes discutiram os desafios dos sistemas integrados, resultados de pesquisas e casos práticos de pecuaristas que já trabalham com a integração. Além dos debates, no segundo dia, os participantes conheceram a área de ILPF da Embrapa Pecuária Sudeste e algumas pesquisas desenvolvidas na fazenda Canchim com o tema.

O pecuarista Carlos Viacava relatou sua experiência com ILPF em propriedades nas cidades de Presidente Epitácio e Caiuá, no oeste paulista. Segundo ele, que trabalhava apenas com pecuária, a diversificação das atividades proporcionou aumento significativo do faturamento, em torno de 60%. Além disso, praticamente dobrou o número de animais por hectare. Em quatro anos, passou de 1,6 cabeças de gado por hectare para 3,2 cabeças. Esses foram alguns dos dados repassados e que demonstram os benefícios da integração.

Outros casos de propriedades que tiveram incremento da produção com ILPF foram apresentados pelos pesquisadores e professores, o que animou os produtores presentes.

Paulo Barion, produtor rural de Marília, está pensando em implantar ILPF em uma fazenda na cidade de Getulina (SP). Em 27 hectares, atualmente só de eucalipto, ele pretende diversificar com pastagem, milho e amendoim. De acordo com Barion, o simpósio trouxe além de informações técnicas e dados econômicos relevantes, a experiência prática de outros produtores, contribuindo com quem está pensando em adotar esses sistemas de produção. 

O simpósio contou com apoio da Embrapa Cerrados, Rede de Fomento ILPF, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Secretaria da Agricultura de São Paulo.

Gisele Rosso (MTb/3091)
Embrapa Pecuária Sudeste

Telefone: (16) 3411-5625

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/