Voltar

Sistema ILP na região Central de Minas revela bons resultados

Foto: Sinval Lopes

Sinval Lopes - Consórcio entre sorgo forrageiro BRS 658 e braquiária BRS Paiaguás

Consórcio entre sorgo forrageiro BRS 658 e braquiária BRS Paiaguás

A implantação do sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) em uma propriedade localizada em Abaeté, na região Central de Minas Gerais, resultou em uma produtividade de silagem de sorgo de 48 toneladas de massa verde por hectare. A área, uma pastagem degradada que anteriormente apresentava baixa produtividade, foi recuperada com o sorgo forrageiro BRS 658 e a braquiária brizantha BRS Paiaguás, ambas cultivares da Embrapa.

Com a recuperação da pastagem por meio da implantação do sistema de ILP, o produtor revela também aumento de 10% na produção de leite. “Nosso objetivo é fazer uma rotatividade do sistema na propriedade, aumentando o número de piquetes com o capim BRS Paiaguás”, afirma José Augusto Silva, proprietário da fazenda Granja Santana.

Em plena seca, no mês de maio, o capim ainda estava em condições de pastejo e apresentava bom porte, na faixa de 40 centímetros. O sistema foi implantado em outubro de 2017. “Inserido no sistema ILP, o sorgo permite tanto a produção de forragem de qualidade para o período de entressafra quanto a renovação da pastagem”, destaca o analista da Embrapa Sinval Resende Lopes.

DADOS DE SILAGEM – Em outra gleba da propriedade foi plantado o sorgo BRS 658 para a produção de silagem. No primeiro corte, o produtor obteve 49 toneladas por hectare, somando 20 toneladas na rebrota, o que totalizou em 69 toneladas de massa verde por hectare. “Quando buscamos aumento de produtividade, com um custo de produção mais baixo, não podemos deixar de fazer referência à rebrota do sorgo silageiro, que representa, no mínimo, 40% do aumento da produtividade de uma área”, explica José Avelino Rodrigues, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo.

O projeto desenvolvido no município foi viabilizado por meio de parceria entre a Embrapa, a Cooperabaeté e o Sicoob Credioeste. Assista ao vídeo que mostra os resultados obtidos pelo produtor José Augusto Silva, da fazenda Granja Santana.

 

Guilherme Viana (MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo

Contatos para a imprensa

Telefone: (31) 3027-1905

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/