ILPF no Cerrado

Conheça os casos de sucesso de quem aplicou
a ilpf em sua propriedade rural

Gravataí Agro Itiquira-MT

Trabalhando com base em informação e tecnologia, Gravataí Agro vira exemplo para produtores da região sul de Mato Grosso. Fazenda tem na ILP sua principal estratégia produtiva.

Fazenda São Paulo Brasnorte (MT)

A necessidade de melhorar o manejo do solo, reduzir problemas com nematoides, fazer a rotação de culturas e evitar o desperdício de resíduos do armazém abriram os olhos do agricultor Vitório Herklotz para mudar o sistema produtivo na Fazenda São Paulo. A partir daí, passou a trabalhar com a integração lavoura-pecuária (ILP) e pecuária-floresta (IPF), mudando a perspectiva da atividade e diversificando as fontes de renda.

Fazenda Certeza Querência – MT

Com uma das primeiras Unidades de Referência Tecnológica de ILPF implantadas em Mato Grosso, a Fazenda Certeza serviu de exemplo para grandes, médios e pequenos produtores da região. Propriedade trabalhou com integração lavoura-pecuária e com integração lavoura-floresta.

Fazenda Roncador Querência-MT

Em busca de melhor desempenho na pecuária, Fazenda Roncador começou a utilizar a agricultura para melhorar as condições de solo. Deu o passo seguinte com a ILP e hoje colhe os benefícios do sistema que acabou com a falta de alimento para o gado durante a seca.

Fazenda Brasil Barra do Garças - MT

ILP começou como uma alternativa para reduzir custos em reforma de pastos, hoje a técnica está presente até mesmo na visão de negócio da Fazenda Brasil

Fazenda Barbosa Brejo-MA

Ao começar a produzir no Maranhão, Vítor Barbosa notou perda de produtividade na fazenda mesmo fazendo a adubação e calagem corretamente. Ao perceber que a perda de matéria orgânica era a causa, começou a integrar lavoura e pecuária e os bons resultados vieram.

Agropecuária Santa Luzia São Raimundo das Mangabeiras - MA

Localizada no Cerrado maranhense, na região conhecida como Matopiba, a Agropecuária Santa Luzia apostou na ILPF há mais de dez anos e colhe os frutos com maior produtividade na soja, no milho e na pecuária, e com a reserva econômica das árvores.

Fazenda Laço de Ouro Almas-TO

O sr. Neiçon Gomes tem uma propriedade rural no município de Almas, que fica na região Sudeste do Tocantins. A Embrapa e parceiros, tanto da área pública como da iniciativa privada, trabalham com integração lavoura-pecuária na Laço de Ouro desde a safra 2013/2014.

Fazenda São Matheus Selvíria-MS

Batizado em homenagem à fazenda onde foi testado, o Sistema São Mateus permite corrigir o solo, recuperar pastagens e integrar lavoura e pecuária com bons resultados produtivos e econômicos em Mato Grosso do Sul.

Fazenda Maringá Cristalina-GO

Uso de forrageira para reduzir incidência de nematoides culminou num sistema produtivo com seis unidades animal por hectare e solo de melhor qualidade no interior de Goiás.

Vitrine Tecnológica da AgroBrasília Brasília - DF

Com uma área de cinco hectares, a vitrine tecnológica de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) da AgroBrasília – Feira Internacional dos Cerrados, está localizada no PAD-DF, a 60 km do centro de Brasília (DF), dentro do Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, pertencente à Cooperativa Agropecuária

Santa Brígida Ipameri - GO

Em 2006, quando assumiu a gestão da Fazenda Santa Brígida, em Ipameri (GO), Marize Porto Costa estava diante de uma propriedade com pastagens degradadas e pecuária de baixa produtividade. Ao constatar o elevado custo da recuperação direta dos pastos, ela decidiu buscar orientação na Embrapa.