Notícias

Voltar

Embrapa capacita técnicos para ampliar adoção de sistemas integrados

Foto: Gisele Rosso

Gisele Rosso - Sistemas integrados de produção

Sistemas integrados de produção

Começou nesta terça-feira, 19 de março, capacitação de técnicos na Embrapa Pecuária Sudeste, de São Carlos (SP), em sistemas integrados de produção. O treinamento é resultado de uma parceria entre a Embrapa e a Cooperativa de Produtores Rurais (Coopercitrus), com sede em Bebedouro (SP).

O objetivo da cooperação entre as instituições é promover ações de transferência de tecnologia para estimular a adoção da Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) nas regiões de atuação da Coopercitrus em São Paulo e Minas Gerais.

Onze profissionais da cooperativa participam do curso, dividido em módulos teóricos e práticos. Nesta primeira etapa, que ocorre até quarta-feira (20), pesquisadores da Embrapa abordam manejo intensivo de pastagem e manejo animal. O foco do próximo módulo, previsto para abril, será sistemas integrados.

Após a conclusão da parte teórica, serão implantadas Unidades de Referência Tecnológica (URT) ou Unidades Demonstrativas (UD) de ILP ou ILPF em propriedades rurais de cooperados. A Embrapa irá acompanhar e orientar as ações desses técnicos nas fazendas selecionadas.

“A Embrapa depende da assistência técnica para que as tecnologias desenvolvidas cheguem aos produtores rurais. A ideia é que esses profissionais sejam multiplicadores e contribuam para a ampliação desses modelos de produção mais sustentáveis e diversificados nas regiões de atuação da Coopercitrus”, explica Hélio Omote, coordenador da capacitação na Embrapa.

Para o gerente agronômico Antônio Reinaldo Silva, do departamento de Tecnologia Agropecuária, a cooperativa incentiva a adoção pelos cooperados de ILPF para melhorar as condições das pastagens, produzir várias culturas durante o ano e ter alta produtividade. “Normalmente, nossos cooperados não têm conhecimentos em sistemas integrados. Assim, os técnicos, após a capacitação, terão condições de orientá-los para a implantação da integração”, conta Silva.

 

Gisele Rosso (MTb/3091/PR)
Embrapa Pecuária Sudeste

Contatos para a imprensa

Telefone: (16) 3411-5625

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens