Notícias

Voltar

Soja aparece como alternativa para diversificar a produção e aumentar a renda do produtor

Foto: Paulo Lanzetta

Paulo Lanzetta - Pesquisa irá mostrar área de cultivo da soja como beneficiadora ao arroz, reduzindo plantas daninhas e melhorando a fertilidade do solo.

Pesquisa irá mostrar área de cultivo da soja como beneficiadora ao arroz, reduzindo plantas daninhas e melhorando a fertilidade do solo.


A cada safra cresce o número de produtores que cultivam a soja em áreas baixas e úmidas, onde geralmente se planta o arroz. Com o manejo correto do solo para evitar o encharcamento, o cultivo se torna a melhor opção na rotação de culturas do arroz. Além disso, ela é uma opção lucrativa para quem busca aumentar a renda da propriedade, pois  surge como mais uma alternativa para renda do produtor.

Durante a 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, assim como em edições passadas, a soja terá um espaço de destaque nas vitrines tecnológicas e estará nas discussões dos fóruns e painéis. Metade da área das lavouras demonstrativas está destinada a soja, com a cultivar BRS 6203 RR, desenvolvida pela Embrapa Trigo e Embrapa Soja. A tecnologia RR destaca-se por ser resistente ao glifosato, com ciclos mais precoces, alta carga produtiva e porte de planta que favorece o manejo da cultura para o agricultor.

O diferencial dessa cultivar é a sua adaptação em regiões frias do Sul do Brasil, e apresenta bom desempenho em áreas úmidas, permitindo o cultivo de soja em rotação com o arroz irrigado na Metade Sul. Durante o evento serão apresentadas mais características da cultivar aos visitantes e a maneira correta de inserir a BRS 6203 RR em terras baixas.

    Para obter melhores resultados no cultivo da soja em terras baixas é necessário que se faça um manejo correto do solo para evitar o encharcamento. A palestra Prioridades para atingir a estabilidade produtiva da soja em Terras Baixas, proferida pelo pesquisador Giovani Theisen, irá fazer um resumo sobre os principais aspectos técnicos no cultivo da soja em terras baixas com a finalidade de que se tenha estabilidade produtiva e produtividade constante ao longo das safras.

    Para o pesquisador discutir assuntos relacionados a soja é muito pertinente em um evento orizícola.  “A soja está sendo cultivada em áreas de terras baixas, fazendo parte da rotação de culturas com o arroz. A soja beneficia o arroz, reduzindo plantas daninhas e melhorando a fertilidade do solo. Porém, a soja deve ser cultivada com as técnicas corretas, para se ter um mínimo de eficiência produtiva e para que traga lucros ao produtor. Por esta razão a soja está presente num evento típico sobre arroz: o sistema de produção de arroz cada vez mais envolve a cultura da soja, assim como a integração lavoura-pecuária”, disse Theisen
.
    A novidade da 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz é um espaço destinado para a integração lavoura-pecuária. A área contém lavouras demonstrativas de nove cultivares de forrageiras, exposição de gado de leite da raça Jersey e soja. Neste espaço será abordado como inserir a soja num ambiente de terras baixas, onde durante o inverno, houve plantio de pastagens e gado. “A atividade pecuária é importante regionalmente, e quando a pecuária é bem conduzida, ela pode trazer benefícios ao solo, que em última análise, irá beneficiar a cultura cultivada na sequência, seja a soja, o arroz, ou outra. Os detalhes de como fazer essa 'mistura' de atividades em uma mesma área agrícola é o que iremos abordar no espaço da ILP, juntamente com outros colegas pesquisadores da Embrapa”, resume Theisen.

Para garantir aos visitantes que está sendo preparado todos esses espaços para sua visitação durante a 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, na Estação Experimental de Terras Baixas da Embrapa, que ocorre nesta semana, entre os dias 20 a 22 de fevereiro, você pode ver um pouco aqui!

 

Colaboração Catarine Thiel (MTb 7418/RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: (053) 3275-8113

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/