O que é ILPF

A integração lavoura-pecuária- floresta (ILPF) é uma estratégia de produção que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área. Pode ser feita em cultivo consorciado, em sucessão ou em rotação, de forma que haja benefício mútuo para todas as atividades.

Esta forma de sistema integrado busca otimizar o uso da terra, elevando os patamares de produtividade, diversificando a produção e gerando produtos de qualidade. Com isso reduz a pressão sobre a abertura de novas áreas.

Entre os principais benefícios da ILPF estão:

  • Otimização e intensificação da ciclagem de nutrientes no solo;
  • Melhoramento da qualidade e conservação das características produtivas do solo;
  • Manutenção da biodiversidade e sustentabilidade da agropecuária;
  • Melhoria do bem-estar animal em decorrência do conforto térmico e melhor ambiência;
  • Diversificação da produção;
  • Aumento da produção de grãos, fibras, carne, leite e produtos madeireiros e não madeireiros;
  • Maior eficiência de utilização de recursos naturais;
  • Redução na pressão pela abertura de novas áreas com vegetação nativa;
  • Redução da sazonalidade do uso da mão de obra;
  • Geração de empregos diretos e indiretos;
  • Flexibilidade, que permite ser adaptado para diferentes realidades produtivas;

A ILPF é uma estratégia de produção que pode ser utilizada em quatro possíveis modalidades:

  1. Integração lavoura-pecuária (ILP) ou sistema agropastoril;
  2. Integração lavoura-floresta (ILF) ou sistema silviagrícola;
  3. Integração floresta-pecuária (ILP) ou sistema silvipastoril
  4. Integração lavoura-pecuária- floresta (ILPF) ou sistema agrossilvipastoril

A escolha por qual estratégia utilizar dependerá das características da região e da propriedade, como proximidade de mercado, logística, relevo, clima, aptidão da propriedade, maquinário disponível, entre outros.

Sistemas de integração

A estratégia ILPF contempla quatro modalidades de sistemas, assim caracterizados:

Integração Lavoura Pecuária
Integração Lavoura Pecuária Floresta
Integração Pecuária Floresta
Integração Lavoura Floresta

A integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) é uma estratégia de produção sustentável que está se consolidando no Brasil como importante opção para o setor produtivo agropecuário. A tecnologia consiste na diversificação e integração dos diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais, dentro de uma mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotação, de forma que haja benefícios para todas as atividades.

A estratégia de ILPF, nas suas diferentes modalidades, está sendo adotada em diferentes níveis de intensidades nos biomas brasileiros. Pesquisa realizada em 2015/2016 pelo Keffmann Group à pedido da Rede de Fomento ILPF estimou a área de adoção em 11,5 milhões de hectares. 

Dentre os principais entraves identificados para a adoção do sistema ILPF estão a necessidade de nivelamento do conhecimento entre os pesquisadores bem como a formação de consultores; necessidade de interação e capacidade interna para trabalhar com ILPF, necessidade de formação de multiplicadores, insuficiente integração institucional com o envolvimento de agentes de instituições financiadoras, gestores públicos, MAPA, MMA, MDA, agentes de transferência de tecnologias pública e privados e outros; carência de ações de comunicação e marketing.

Dadas as características dos diversos sistemas de ILPF é fundamental a implementação de um conjunto de estratégias e ações de comunicação que possam apoiar mais efetivamente a rede de transferência de tecnologia e contribuir para ampliar a adoção de sistemas ILPF pelo setor produtivo, bem como de um conjunto de ações educativas, na forma de um programa integrado e continuado de capacitação em ILPF, na modalidade mista (educação à distância e presencial). A comunicação para ILPF deve ser criativa, com estratégias e ações ajustadas às realidades das diversas regiões e aos perfis dos diferentes produtores, sejam empreendedores rurais, agricultores familiares ou assentados de reforma agrária.

É necessário que as tecnologias e conhecimentos sobre ILPF existentes na Embrapa e em outras instituições de Ensino e Pesquisa sejam mais rapidamente apropriadas pelos técnicos, principalmente os da Extensão rural pública e privada. Este projeto tem por objetivo formar multiplicadores com habilidades em aplicação e mediação da aprendizagem da tecnologia ILPF e estabelecer canais de comunicação para ampliar o acesso à informação do sistema ILPF aumentando a sua visibilidade. Suas ações serão conduzidas de forma a contribuir para ampliar e fortalecer a rede de profissionais aptos a trabalhar com ILPF, além de dar maior visibilidade ao tema perante os diferentes públicos-alvo, ampliar o acesso dos agentes da ATER e de cooperativas (multiplicadores) às informações referentes à ILPF, promover as tecnologias de ILPF junto a clientes e usuários, buscar novos parceiros para a rede de Fomento de ILPF. Trata-se da continuidade e ampliação das ações de comunicação e capacitação que vêm sendo conduzidas por meio do projeto “Transferência de Tecnologia para Sistemas de integração Lavoura-Pecuária-Floresta”, executado no âmbito do MP4.