Conheça os casos de sucesso de quem aplicou
a ilpf em sua propriedade rural

Fazenda Brasil Barra do Garças - MT

ILP começou como uma alternativa para reduzir custos em reforma de pastos, hoje a técnica está presente até mesmo na visão de negócio da Fazenda Brasil

Fazenda Barbosa Brejo-MA

Ao começar a produzir no Maranhão, Vítor Barbosa notou perda de produtividade na fazenda mesmo fazendo a adubação e calagem corretamente. Ao perceber que a perda de matéria orgânica era a causa, começou a integrar lavoura e pecuária e os bons resultados vieram.

Agropecuária Santa Luzia São Raimundo das Mangabeiras - MA

Localizada no Cerrado maranhense, na região conhecida como Matopiba, a Agropecuária Santa Luzia apostou na ILPF há mais de dez anos e colhe os frutos com maior produtividade na soja, no milho e na pecuária, e com a reserva econômica das árvores.

Fazenda das Palmáceas Estância - SE

Em Sergipe, no município de Estância, próximo à badalada praia do Saco, o produtor Joseval Pina cultiva uma leguminosa consorciada com o seu coqueiral que parece que foi criada sob medida para o Nordeste.

Fazenda Dona Isabina Santa Carmem - MT

A diversificação da produção, gerando maior segurança, foi o que motivou o produtor Agenor Pelissa a aceitar o convite da Embrapa e instalar, em 2005, na Fazenda Dona Isabina, em Santa Carmem (MT), uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) de integração lavoura-pecuária. Foi o primeiro contato dele com a tecnologia que viria a adotar em grande escala anos depois.

Fazenda Califórnia Altonia-PR

Localizada na região de Altonia-PR, a Fazenda Califórnia é mais uma propriedade que progride de forma significativa com a implantação da Prática de Integração Lavoura-Pecuária (ILP).

Fazenda Laço de Ouro Almas-TO

O sr. Neiçon Gomes tem uma propriedade rural no município de Almas, que fica na região Sudeste do Tocantins. A Embrapa e parceiros, tanto da área pública como da iniciativa privada, trabalham com integração lavoura-pecuária na Laço de Ouro desde a safra 2013/2014.

Fazenda São Matheus Selvíria-MS

Batizado em homenagem à fazenda onde foi testado, o Sistema São Mateus permite corrigir o solo, recuperar pastagens e integrar lavoura e pecuária com bons resultados produtivos e econômicos em Mato Grosso do Sul.

Fazenda Maringá Cristalina-GO

Uso de forrageira para reduzir incidência de nematoides culminou num sistema produtivo com seis unidades animal por hectare e solo de melhor qualidade no interior de Goiás.

Sítio Nelson Guerreiro Brotas-SP

Da monocultura para a diversificação. Até 2011, o sítio Nelson Guerreiro, localizado em Brotas, interior de São Paulo, tinha como única fonte de renda a laranja. Com a crise da citricultura, iniciada em 2005, os proprietários começaram a enfrentar problemas.

Fazenda Santa Cândida Santa Vitória do Palmar-RS

Equilibrar a produção agropecuária próximo a uma reserva de preservação ambiental é o desafio das ações do projeto ILPF em Santa Vitória do Palmar, RS. A Fazenda Santa Cândida produz arroz e gado de corte no entorno da Estação Ecológica do Taim, principal ecossistema de banhado do país, situada numa estreita faixa de terra entre o Oceano Atlântico e a Lagoa Mirim, na região ao sul do Rio Grande do Sul.

Vitrine Tecnológica da AgroBrasília Brasília - DF

Com uma área de cinco hectares, a vitrine tecnológica de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) da AgroBrasília – Feira Internacional dos Cerrados, está localizada no PAD-DF, a 60 km do centro de Brasília (DF), dentro do Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, pertencente à Cooperativa Agropecuária

Marau - RS

A família Tessaro vive na comunidade de São Caetano, município de Marau, no Rio Grande do Sul. A mão-de-obra na produção de leite conta com o casal – Marcos e Juscélia – e o filho Higor, de 8 anos.

Santa Brígida Ipameri - GO

Em 2006, quando assumiu a gestão da Fazenda Santa Brígida, em Ipameri (GO), Marize Porto Costa estava diante de uma propriedade com pastagens degradadas e pecuária de baixa produtividade. Ao constatar o elevado custo da recuperação direta dos pastos, ela decidiu buscar orientação na Embrapa.

Fazenda Bacaeri Alta Floresta - MT

Localizada no município de Alta Floresta, no norte de Mato Grosso, a fazenda Bacaeri trabalha há cerca de 30 anos com a silvicultura de teca. Na década de 1990, buscando diversificar a produção, o proprietário, Antônio Passos, também passou a criar gado de corte.

Fazenda Platina Santa Carmem - MT

Com pastagens se degradando, o pecuarista Valdemar Antoniolli sentiu a necessidade de tomar uma atitude para melhorar sua produtividade e garantir o lucro na Fazenda Platina, em Santa Carmem (MT).

Fazenda Gamada Nova Canaã do Norte - MT

A busca pela diversificação da produção foi um dos fatores que levou os produtores Mário e Daniel Wolf a apostarem na integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) na fazenda Gamada, em Nova Canaã do Norte (MT).

Fazendas HP e Flamboyant Umuarama - PR

O agricultor Gerson Bortoli, do município de Umuarama, situado no noroeste do Paraná, descobriu que o plantio da mandioca pode melhorar o pasto e que a inserção do milho no sistema agrícola pode aumentar a produtividade da soja.

Fazenda Librelotto Boa Vista das Missões - RS

O produtor Ivonei Librelotto é reconhecido entre os agropecuaristas do Rio Grande do Sul como referência na otimização do sistema de produção que integra lavoura (grãos de inverno e verão) com pecuária (forragens e gado de corte).